Imagem capa - Como fazer uma foto “posada”, olhando para a câmera e ao mesmo tempo espontânea, cheia de emoção? por GUSTAVO MARTINS SOUSA
Ensaio Espontâneo

Como fazer uma foto “posada”, olhando para a câmera e ao mesmo tempo espontânea, cheia de emoção?


Muitas pessoas não gostam de aparecer em fotografias. Já viu um cliente dizer: “eu não saio bem nas fotos” ou “não gosto de câmeras, porque nunca saio bem?" O fato é que a maioria de nós não gosta de ficar cara a cara com nossas imperfeições estampadas na tela ou no papel.


Aí que entra a pose. O fotógrafo usa da fotogenia. Ela é a arte que exibe uma pessoa em determinado angulo melhor, um perfil que seja o lado melhor da foto.


Mas posar para quem não é modelo profissional é difícil, impossível para os mais tímidos! Eles provavelmente irão ficar todos duros na foto e com cara de minhoca.


Então vem a grande questão: como fazer uma foto “posada”, olhando para a câmera e ao mesmo tempo espontânea, cheia de emoção?


Para isso eu uso a uma forma de direcionar a pessoa que eu chamo de Direção Espontânea. 


Essa forma de direção é baseada em ferramentas para toda a mágica acontecer. São as interações que irão levar os amados fotografados a se conectarem entre eles e com você. 


Para isso você terá que desenvolver confiança e demonstrar toda a honestidade do mundo. 


Vou te falar algo super importante: ignore as reações desanimadoras e acredite! Dê feedbacks sempre positivo! 


Vamos lá. Até entrar no fluxo de criatividade (engrenar a sessão), costumo usar essas poses pré definidas. Isso não me deixa travar. E depois aplico as ferramentas de direção espontânea. 


Vou mostrar agora como fazer uma foto posada olhando para a câmera e ao mesmo tempo espontânea. Veja: 


Essa pose eu chamo de Puxadinha.




Nessa pose a mulher fica um passo na frente e de mãos das com o esposo. Ela corre enquanto ele segura a mão fazendo uma leve resistência (cuidado para a mulher não ficar na frente dele).


Agora vem a ferramenta que destrava o sistema das emoções. Vou entregar uma bem legal aqui. Peça para eles, enquanto correm, falarem um ao outro um apelido “fofo" que possuem. Se não têm, peça para inventarem. Isso em forma de vai e vem, ou seja, um fala e o outro fala em sequencia e sem parar.


Você pode adaptar e coloca-los para simplesmente andar. Nessa hora use a ferramenta do Apelido descrita acima.

Você gerará fotos incríveis e cheias de emoção. Lembre-se que a emoção não é só o chorar. A Alegria é uma das emoções mais pedidas e fáceis de aplicar!


Essa próxima pose eu chamo de Bichos na lente





Pose simples com a criança olhando para a lente. Te digo uma coisa, sem essa simples técnica você não conseguirá faze-la olhar para a câmera, especialmente se a criança tiver entre 2 e 3 anos. 


Finja que está tirando um bicho de seu bolso e fale para criança que irá coloca-lo dentro da lente da câmera. Peça para ela olhar bem no fundo da lente e tentar imaginar que bicho que ela vê. 


Ela irá olhar atentamente para a câmera e você clica nesse exato momento. Legal né?

O bicho que ela disser é o correto. Faça festa, parabenize e dê um presentinho por ela ter acertado! 


Pose caminhado 



Parece simples, mas não é óbvio. Se você aplicar uma ferramenta, certamente ficarão espontâneos. 

Eu pedi para o casal andar enquanto imaginavam o bebê. Eu pedi para eles visualizarem (atenção aqui) a família feliz e plena de energia positiva. Energia de amor. 


Nesse momento eu pedir para ela olhar para a câmera e naturalmente cada micro musculatura facial ficou congruente com o momento. E mesmo ela olhando para câmera e espontaneidade fluiu


Foto Classica de porta retratos





 


Eu faço pouco dessas fotos, mas pelo menos uma o cliente tem que ter. Depois de eu ter me divertido com o casal, família ou gestante, os deixado à vontade e conectados a mim. Essa é a hora de pedir uma pose clássica mais no final do ensaio. Somente peço um leve sorriso. Neste caso são estou pedindo um sorriso por si só (eles já estão conectados e o sorriso sai natural), estou na verdade usando o “leve sorriso” para fazer levantar a maçã do rosto. 



Se você quer saber mais sobre o Workshop Direção Espontânea CLIQUE AQUI e sabia como Destravar o Sistema das Emoções para fazer fotos Espontâneas e Vender sem querer Vender!


Espero ter te ajudado a construir um pedaço do seu repertório e crescimento profissional com esse artigo. Lembre-se que a magia da fotografia é inserir o cliente numa experiência incrível. Lembre-se, você é a ferramenta para tal!

GRATIDÃO por ter lido até aqui.


"Se pudesse contar apenas com palavras, não seria necessário registrar com

uma câmera." Lewis Hine