Imagem capa - Como deixar seu cliente à vontade com essas regras de ouro em uma sessão de fotografia. por GUSTAVO MARTINS SOUSA
Ensaio Espontâneo

Como deixar seu cliente à vontade com essas regras de ouro em uma sessão de fotografia.

Se fotografar de forma espontânea é a maneira mais poderosa de acessar o código das emoções do cliente, então temos que nos atentar a algumas regras de ouro! 


Dou aqui uma das minhas mais poderosas dicas para você se conectar ao seu cliente de forma prática já na hora do ensaio! 


Vamos a elas: 


Coisas que você deve preparar com antecedência:


1. Escolha o fundo com cuidado e tente variar a cada nova interação.

2. Coloque o casal na melhor luz, ou ajuste a luz para o efeito ideal.

3. Ajuste as configurações da câmera antes de começar a fotografar.

4. Não peça que eles sorriam – faça-os rir.


  1. 1. Escolha o fundo com cuidado e tente variar a cada nova interação.


Isso se relaciona à composição fotográfica! Se você utilizar as ferramentas que eu ensinei no post “Ferramentas para fotografar de forma espontânea” (em breve este post) e não mudar de cenário, ou seja, fundo fotográfico, suas imagens parecerão repetidas e seu cliente terá menos opções para compra de fotos. Ou seja: seu faturamento cai.


Então a cada interação, a cada pose, a cada bloco de cliques mude o fundo. Pode ser com arvores ao fundo. Ande um pouco e use um muro com uma linda textura ao seu favor ou quem sabe modifique a iluminação simplesmente fotografando em contra luz ou usando uma linda sombra para dar um efeito mais dramático. Isso deixará seu ensaio extremamente rico.




2. Coloque o casal na melhor luz, ou ajuste a luz para o efeito ideal. 


Esse é o pilar mais importante na fotografia. Por exemplo, vejo muitos fotógrafos iniciantes deixando o casal na sombra e o fundo estourado. Nossa visão vai para onde a luz está. A luz então deve estar em seu cliente! Somente esse tema já rende muitos artigos. Dentro em breve falarei sobre ele. Por momento quero que se preocupe muito com a iluminação antes de sair clinicado sem pensar. 


3. Ajuste as configurações da câmera antes de começar a fotografar.


Isso é muito importante! Sabe os segundos ou até minutos (para os menos treinados) que ficamos atentos à nossa câmera de deixamos o cliente com cara de paisagem olhando para você? Nessa hora eu escuto até os grilos fazendo cri, cri, cri….


Isso é um pecado mortal na direção de fotografia. Isso quebra totalmente a conexão. 


Minha dica: enquanto conversa com o cliente sobre um tema que é do gosto dele fotografe sua mão e meça a luz rapidamente. Isso eu faço  andado mesmo quando vou trocar de cenário. 


Mas Gustavo, eu demoro muito para ajustar as configurações da câmera. O que fazer? Simples: estude, durma com a câmera, ande com sua câmera, desbrave as funções! 


Um exercício legal é colocar uma fita adesiva no visor LCD e sair para fazer fotos de paisagens, objetos etc. Saia para curtir! Use somente o fotômetro e pense antes de clicar. Ao chegar me casa veja o resultado e vá ajustando sua técnica! 


4. Não peça que eles sorriam – faça-os rir.



Essa é uma regra básica da Direção Espontânea. Provoque os risos! Quer saber mais sobre como fazer isso. Clique aqui e aprenda algumas ferramentas para evocar sentimentos verdadeiros de risadas! Mas é claro, vou dar uma dica aqui: 


Essa interação se chama “Vergonha”.  Diga para ela: você tem 30 segundos para sussurrar no ouvido dela(e) algo que a(o) deixe com vergonha. Tente usar os 30 segundos.


Verá lindos (e envergonhados) sorrisos!


Obs. sempre se dirija ao casal ou família pelo nome. Isso gera conexão.


Agora comente o que achou e faça sua pergunta caso haja. Compartilhe esse artigo, pois gentileza gera gentileza! 




Quer saber ainda mais sobre como fazer um lindo ensaio espontâneo e vender sem querer vender? Clique na foto ao lado e conheça o Workshop Online Direção Espontânea! 



Fique comigo e siga seu coração!